Palestrante: Amanda Ferretti
Data: 15/04
Dia: Quarta 
Horário: 08h30 às 12h
Carga horária: 3h30
Investimento: R$ 30 e R$ 15 (Jovem advocacia, idosos e estudantes de graduação)
Local: ESA-BA (Campo da Pólvora)
 
CÓDIGO DE DESCONTO (Jovem advocacia, idosos e estudantes de graduação): esaba2020
 
 
As pessoas com deficiência foram postas de lado durante anos. Estigmatizada e muitas vezes impedidas de mostrar seu verdadeiro potencial por preconceito e discriminação daqueles que não aceitavam a diferença.
Muitas lutas aconteceram muitos direitos aos poucos foram garantidos e as pessoas com deficiência foram mostrando sua cara, brigando, exigindo respeito e igualdade até alcançarmos hoje um estatuto dedicado a garantia de seus direitos e colocando a pessoa com deficiência como protagonista de sua vida pessoal e profissional.
Hoje as pessoas com deficiência tem mais direitos e principalmente, o direito de escolha. 
Hoje todas as pessoas com deficiência são plenamente capazes, elas não são "obrigadas" a aceitar as imposições e decisões de outros que dizem que "isto" ou aquilo" é para o bem dela.
Hoje cabe apenas a nós (pessoas com deficiência) decidirmos se queremos ou não ter filhos, casarmos, compramos ou vendermos nossos bens. 
Isto, chama-se capacidade civil e por muitos anos nos foi negado este direto. 
Agora não mais. A lei 13.146/15 (lei Brasileira de inclusão) retirou do nosso código civil a parte que impedia as pessoas com deficiência de serem “donas de se mesmas". Porém, ainda hoje muitos não sabem disto ou continuam "presas" dentro de casa por falta de informação. Isto precisa mudar e as pessoas sem deficiência precisam entender de uma vez por todas que agora nós somos livres e se precisarmos de ajuda a gente pede.
Este é um tema atual e de grande importância. Então convido a todos para debatermos sobre este assunto e juntos avançarmos na conscientização e no compartilhamento de informações.
 

Amanda Ferretti