ENCONTROS
28/07 IG da ESA-BA (@esa_ba) e da Comissão de Direito Sistêmico (@direitosistemico.oab.ba)
25/08, 29/09, 27/10 e 24/11 Zoom + Youtube da ESA

Coordenadora: Karla Menezes
Realização: ESA-BA e Comissão de Direito Sistêmico

 

PROGRAMAÇÃO
Cada aula contemplará um tema, visando a iniciação do aluno no universo das Constelações Familiares e Sistêmicas segundo Bert Hellinger e no Direito Sistêmico, expressão introduzida no Direito brasileiro pelo Juiz Sami Storch (TB/BA).

Aula de 28/7/2020 – Sistema Multiportas de Acesso à Justiça. Sistema Judiciário brasileiro. Sistema OAB Brasil. Sistema OAB Bahia. CNJ Resoluções. Projeto de Lei 9444/2017. Interconexões. Sustentabilidade dos Sistemas. Ecologia Jurídica. Projetos de Constelações Familiares e Sistêmicas atualmente em curso nos TJ´s, MP´s e Defensorias brasileiras. Comissões de Direito Sistêmico no Brasil. Exercício Sistêmico.

Aula de 25/8/2020 – 1ª. Lei Sistêmica: Ordem ou Precedência. Quem veio primeiro tem precedência sobre quem veio depois. A fonte. Antepassados. Pai e Mãe. Família. Empresas. Pais biológicos em face de Pais Adotivos. Sucessão na família, nas empresas. Estudo de Caso (temas jurídicos propostos: adoções, inventários, violência contra idosos).

Aula de 29/9/2020 – 2ª. Lei Sistêmica: Pertencimento. Direito de Pertencer. Regulagem dos sistemas. Transgeracionalidade. Compensação por quem vem depois para a homeostase dos sistemas familiares, empresariais, bem como quaisquer outros sistemas como grupos e organizações, gangues, tribos, etc. Vingança. Transgeracionalidade. Estudo de Caso (temas jurídicos propostos: ações previdenciárias, discussões societárias, alienação parental, crimes).

Aula 27/10/2020 – 3ª. Lei Sistêmica: Equilíbrio de Troca. O Dar e o Receber. O Dar e o Tomar. Natureza do Dinheiro. Pagar (cobrar?). Receber (cobrar?). Equilíbrio dos sistemas. Relação Avós, Pais e Filhos, Entre Irmãos, Profissionais e Clientes. Honorários na Advocacia. Estudo de casos (temas jurídicos propostos: ações trabalhistas, execuções, pacta sunt servanda, princípio da cooperação, boa fé processual, natureza dos recursos).

Aula 24/11/2020: Uma Constelação On line. Caso: Apresentado pelos alunos na aula de 27/10/2020. Fechamento com confraternização da turma.

Observação: Para a certificação, que será de participação no Grupo no período de 2020.2 e não de formação em Constelações ou Advocacia Sistêmica ou ainda em Direito Sistêmico, será exigido um mini relato do aluno, com 10 linhas, sobre o que mudou na sua perspectiva na Advocacia, na forma antes e depois, contendo foto, idade, número da inscrição na OAB/BA e área de atuação.