CONSTITUCIONALISMO NEGRO, SUJEITO CONSTITUCIONAL INSURGENTE E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NEGRA NO BRASIL

O curso tem como objetivo apresentar a abordagem sobre a formação e o desenvolvimento da experiência jurídica moderna e seus paradigmas a partir dos deslocamentos epistemológicos, teóricos e práticos propiciados pelo campo de investigações Direito e Relações Raciais na contemporaneidade. Serão compartilhados elementos introdutórios de pesquisas acadêmicas, produções teóricas, normativas, jurisprudenciais e intervenções jurídicas que têm desafiado a Teoria do Direito, a Teoria da Constituição, bem como a prática jurisdicional constitucional, descortinando possibilidades promissoras e inovadoras para a rearticulação dos estudos e práticas propiciados pelo direito nas sociedades contemporâneas, com ênfase na realidade brasileira. 

Coordenador Científico e Professor: Samuel Vida
Advogado, Professor de Direito da UFBA, Coordenador do Programa Direito e Relações Raciais - PDRR - UFBA, Secretário-Executivo do AGANJU - Afro-Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica. Mestre em Direito, Estado e Constituição - UnB. Doutorando em Direito, Estado e Constituição - UnB.

 

Transmissão pelo canal da ESA-BA no YouTube: http://www.youtube.com/user/OABBAESA 

Para certificação, o formulário para confirmação de presença ficará disponível durante o início e término do evento, por meio do link: https://forms.gle/f3jYBNSTxQN6dGhX8