Coordenação: Dandara Pinho – Presidenta da CPIR 
Coordenação Cientifica: Laísla Carvalho e Gerson Cardoso
Data: 26/03/2021 - Sexta
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 03 horas

CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA O RACISMO, A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, E FORMAS CORRELATAS DE INTOLERÂNCIA: PERSPECTIVAS E REPERCUSSÕES

JULIANA WAHLGREN
Chefe de Advocacia Estratégica da ENAR. Fundadora da Revibra Europa.
“Juliana Wahlgren lidera a Estratégia de Advocacy da ENAR (European Network Against Racism) no campo da migração, integração, litigação estratégica e planos nacionais de ação contra a discriminação. É especialista jurídica nas diferentes interseções de discriminação estrutural com raça, gênero, estatuto de migrante, pessoas LGBTI e outras leis e políticas de identidade. Com larga experiência em violência de género, Juliana atua nos níveis europeus e nacionais na elaboração de medidas de combate ao racismo e para integração de migrantes em parceria com autoridades públicas e a sociedade civil. É Membro do Grupo de Experts sobre migração, integração e asilo da Comissão Europeia e Fundadora da Revibra Europa”.
Tema: "Regionalização do combate ao racismo e ampliação da eficácia da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial”

TIMÓTEO ÁGABO
Promotor de Justiça (MP/AM). Professor.
“Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (2007 - 2011). Especialista em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera (2013 - 2014). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera (2016 - 2019). Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (2017 - 2019), com foco cumulativo em Direitos Humanos e Direito Internacional. Doutorando em Direito (2021 - ...) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com ênfase em Direitos Humanos. Autor de livros e artigos jurídicos. Palestrante, pesquisador e expositor. Possui experiência profissional e docente na área jurídica, com destaque em Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direitos Humanos e Ciências Penais.”

Tema: "Desafios do combate ao racismo no Sistema Interamericano de Direitos Humanos"

WALLACE CORBO
Advogado (OAB/RJ). Professor.
“Doutor e mestre em Direito Publico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi pesquisador visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard. É professor da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas.”
Tema: O enfrentamento da discriminação indireta à luz da Convenção

MARCO ADRIANO FONSÊCA
Juiz de Direito (TJ/MA). Professor.
“Juiz de Direito da 1ª Vara de Pedreiras. Coordenador do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). 1° Vice-Presidente da Associacao de Magistrados do Maranhao. Mestrando em Direito e Instituicoes do Sistema de Justiça da UFMA”.
Tema: Diversidade racial nas esferas de poder – um compromisso desafiador para o Brasil
 

A transmissão será ao vivo, por meio do Zoom.
As informações de acesso serão enviadas antes do evento, por e-mail e disponibilizadas na área do aluno